Lei da conservação da massa (Lei de LEVOISIER)

"Na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma" ANTOINE LAURENT LAVOISIER (1743 - 1794)

A expressão que o Sr. Herbert Spencer emprega "a persistência do mais apto", é a mais exata e algumas vezes mais cômoda. A Origem das Espécies - Charles Darwin ( 1809 - 1882)

“Nada em biologia faz sentido senão sob a luz da evolução”. Theodosius Dobzhansky (1900- 1975)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Introdução a Ciência da Química

   Química é a ciência que estda a composição e propriedades da matéria, ou seja, sua transformação e variação de energia.
MATÉRIA: Matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e possui massa. É constituida por particulas elementares, o atomo.
ENERGIA: Execução de trabalho e as modificações que esta ocasiona na matéria.
    A química é uma ramificação da ciência, conteúdo integrado a ciência da natureza.
   A ciência é uma só, pois a natureza é apenas uma. Sendo assim as idéias da física complemantam as idéias da química, da paleontologia, botânica e assim por diante. Embora a ciência seja dividida em áreas para facilitar o estudo, ela ainda continua sendo apenas uma.

 Imagem: http://www.sosquimica.com.br/
  Nesse primeiro momento vou trabalhar com a terminologia Ciência.

  A palavra ciência deriva do Latin "SCINTIA", seu significado etiologico é CONHECIMENTO.
    
  A ciência nasceu com uma tentativa de explicar os questionamento humanos, busca resposta para perguntas: 
Do que o mundo é feito? 
O que a la fora?
Qual é o segredo da vida?
Como chegamos até aqui?

   O homem prescisa satisfazer sua coriosidade. A busca pela verdade se torna uma ocupação, inspirando trabalhos de vidas inteira como Gregor Mendel em seu estudo com a hereditariedade, ou Charles Darwin abordo do navio Beagle para entender o mecanismos que regem as conformações estruturais.
    A química é um estudo Empirico. Em outro sentido a palavra empirismo pode ser usada na ciência como sinônimo de experimental. A ciência é experimental e toda evidênci deve ser impirica, isto é, depende da comprovação feita pelos nossos sentidos, considerando um conjunto de evidência e fatos.
    As evidências de que dinossauros existiram são os registros fósseis, fósseis são vestigios da existência de seres vivos extinto em época remota, teve algumas caracteristica preservadas ao longo do tempo.
    A ciência natural se esforça em identificar os fenômenos no meio, os elementos físicos envolvidos nestes  fenômenos, suas relaçõesde causualidade, e por fim os mecanismos através dos quais a causalidade se estabelece.
    A ciência tenta descrever o objeto e procura dizer qal sua origem, mas não é capaz de impor uma verdade absoluta, o que é impossivel de se fazer por razões naturais.
    A química é uma ciência experimental estando relacionada com o desenvolvimento humano em sua busca para entender e explicar os fenômenos naturais. Logo sem os conhecimento da química seria impossivel viver. Por meio da observação é experimentação é possivel não só compreender o mundo que nos cerca mas também a nós mesmos. A ciência Natural é uma produção humana e apresenta importantes informações sobre o ambiente, nos quais construimos equipamentos. De longe o conhecimento é uma ferramenta indispensável para o progresso pois modificamos o ambiente de acordo com nossas necessidades. Seu conhecimento é aplicado na agricultura para correção do solo, na medicina para manipulação de medicamentos, nas usinas nucleares para obtenção de energia entre outras infinidades de aplicações.
    Para isso foi necessário abandonar a forma de pensar baseado em mitos e dogmas para dar lugar a uma nova formna de pensar, o naturalismo e ceticismo. Cético é a doutrina que afirma que não se pode obter nenhuma certeza absoluta a respeito da verdade. Oque implica numa condição intelectual de questionamento permanente e na inadmisão da existência de fenômenos mtafísico, religioso e dogmatico.

Palavras chaves parea estudo da história da química
* Aristóteles - Fogo, agua, ar, terra;
* Pré-história - homem primitivo - fogo - combustão - emissão de luz - calor;
* Idade média - idade dos metais - fundir ferro;
* Alquimia - pedra filosofal - Elichir da longa vida;
* Periodo da cerâmica - porcelana - china;
* Dmitri Ivanovichi -  classificação dos elementos;
* teorias atomicas - Dalton - Thomsom - Rutherford - Dohr;
* Acelerador de particulas - LHC;

1 comentário:

Justiniano Berezoski disse...

Química é uma ciência que conquista um lugar central e essencial em todos os assuntos do conhecimento humano. Relaciona-se com outras ciências como a Biologia, Ciências Ambientais, Física, Medicina e Ciências da Saúde.
A Química, enquanto ciência experimental, tem seu processo de descoberta ligado a preocupação que as culturas antigas tinham em compreender a relação entre o ser humano, a natureza e seus fenômenos.