Lei da conservação da massa (Lei de LEVOISIER)

"Na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma" ANTOINE LAURENT LAVOISIER (1743 - 1794)

A expressão que o Sr. Herbert Spencer emprega "a persistência do mais apto", é a mais exata e algumas vezes mais cômoda. A Origem das Espécies - Charles Darwin ( 1809 - 1882)

“Nada em biologia faz sentido senão sob a luz da evolução”. Theodosius Dobzhansky (1900- 1975)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ATOMO

Principios para a compreensão da  teoria atomica

   Para enterder a quimica utilizada no dia-a-dia que é o chamado meio macroscópio, buscamos explicações do meio microscópico. Partimos de partes muito pequenas para explicar um conjunto muito maior. E dentro dessas partes muito pequenas é importante conhecer o conceito de atomo.
   Etimologicamente, a palavra átomo deriva do Grego atomos que significa indivisível. Enquanto a ciência, nomeadamente a física moderna, retomou o antigo conceito de átomo para designar os elementos básicos que constituem a estrutura molecular da matéria, a filosofia atribui ao átomo o significado de elemento material primitivo e cujas diversas combinações formam as coisas e os seres. 

   Atomo seria a menor porção da matéria para começo de estudo da matéria.
Atomo era a menor porção da matéria na teoria de John Dalton: Os atomos são esferas rigidas e indivisivéis.
Thonsom: Os átomos são esferas de carga positiva, possuindo eletrons anexos.
Rutherford: Divide o atomo em duas partes bem distintas, nucleo e eletrosfera.

   O estudo da matéria parte do principio que a menor porção da matéria não é o atomo e sim a divisão do mesmo em subparticulas atômicas. O estudo começa a partir da carga dessas particulas chamadas de fundamentais da matéria.
   Para entender como as partuculas podem formar os átomos, os átomos se juntam para formar moléculas e moléculas geram substâncias é presciso enterder preimeiro a diferença básica entre um átomo e um ÌON.

http://blog.uniararas.br/processos_quimicos/?p=24

NÚCLEO: PROTONS (P) + NEUTRONS (N)
ELETROSFERA:ELETRONS (e-)

Exemplo hipotético:
massa        1     1     O
particula     P     N     e-
carga         1     0    -1


ATOMO: P = e-     
ÍON: P =/= e-  
CATION: P > e-        X = -2e- = X2+
ÂNION: p < e-          Y = 1e- = Y-


   Identificamos CATION de ÂNION com a carga.

   Se ele perdeu 2 eletrons agora ele tem duas cargas positivas a mais, identifica-se isso como cation divalente de atomo X, representação X2+.
Se o átomo Y ganha um eletron + 1e- ele se transforma em um anion com uma carga negativa a mais, seu nome passa a ser anion monovalente do atomo Y.

    Na natureza átomos buscam a estabilidade doando ou recebendo eletróns, a relação entre os atomos constitui a matéria. A matéria existe porque os padrões de probabilidades são difícéis de serem compreimidos. Uma particula é um conjunto de relações que estendem para se conectar a outras  coisas.
    Probabilidade de conexões. A natureza essencial da matéria não esta nos objetovos, mas nas conexões, as relações formam a matéria.

Sem comentários: