Lei da conservação da massa (Lei de LEVOISIER)

"Na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma" ANTOINE LAURENT LAVOISIER (1743 - 1794)

A expressão que o Sr. Herbert Spencer emprega "a persistência do mais apto", é a mais exata e algumas vezes mais cômoda. A Origem das Espécies - Charles Darwin ( 1809 - 1882)

“Nada em biologia faz sentido senão sob a luz da evolução”. Theodosius Dobzhansky (1900- 1975)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Seleção Natural - Direcional - Estabilizadora - Disruptiva

      Em biologia evolutiva, é muitas vezes util pensar-se na evolução de caracteres continuos, como tamanho corporal, em termos um pouco diferentes daqueles usados na consideração da evolução de caracteres discretos, como a resistência e a suscetibilidade as drogas.
      A seleção natural pode agir de três maneiras sobre um carater, como o tamanho corporal, que é distribuido continuamente. Assuma que individuos menores possuam uma uma maio aptidão que indivúdos miores, a seleção natural então e direcional.

Direcional: ela favorece individuos menores e irá, se o carater for herdavel, produzir um descrecimo no tamanho corporal médio. A seleção natural poderia, obviamente, tambem produzir um aumento evolutivo do tamanho corporal médio, caso indivíduos maiores possuíssem uma maior aptidão.

Estabilizadora: uma segunda possibilidade é a da selação natural se estabilizadora. Os membros médio de uma população, com tamanhos corporais intermediarios, possuem uma aptidão maior do que os tipos extremos. A seleção natural agora age contra mudanças no tamanho corporal e mantém a população constante ao longo do tempo.

Disruptiva: O terceiro tipo de seleção natural ocorre quando ambos os extremos são favorecidos. A seleção natural disruptiva é de interesse teórico, porque pode aumentar a diversidade genética de uma população e tambem porque pode promover especiação.


Evolução - Mark Ridley - 2006


4 comentários:

Só na Faca - CS disse...

Queria um exemplo de cada um dessas seleções ...

Unknown disse...

um exemplo da seleção direcional é a bactéria resistente ao antibiótico!

Dhones Cardoso disse...

AII CS SO NA FACA
*DIRECIONAL: SE VC TEM UMA POPULAÇÃO DE PEIXES DE TAMANHOS VARIÁVEIS, OS PEIXES QUE TEM MENOR TAMANHO TEM MAIOR CHANCE DE SOBREVIVER, ENTÃO A FREQUÊNCIA ALELICA TENDE A SER DIRECIONADA PARA UM ÚNICO LADO.
* ESTABILIZADORA: O SER HUMANO É UM EXEMPLO DESTE TIPO DE SELEÇÃO, POIS OS BEBES RECÉM NASCIDO NÃO TEM UMA GRANDE VARIABILIDADE DE TAMANHO, OU SEJA,A POPULAÇÃO SE ESTABILIZOU.

CARA NÃO POSTO O ULTIMO EXEMPLO PQ TO MORRENDO DE DOR DE CABEÇA E SONO E AINDA TENHO PROVA AMANHA...MAS ESPERO TE AJUDADO UM POUCO T+ VÉI.

Unknown disse...

Na DISRUPTIVA você pode pensar em um predador introduzido em um certo ambiente onde os peixes médios são mais numerosos. Porém, os menores conseguem escapar facilmente, e os maiores não são atacados pq são mais forte. Então, assim, a população média diminui por conta disso.