Lei da conservação da massa (Lei de LEVOISIER)

"Na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma" ANTOINE LAURENT LAVOISIER (1743 - 1794)

A expressão que o Sr. Herbert Spencer emprega "a persistência do mais apto", é a mais exata e algumas vezes mais cômoda. A Origem das Espécies - Charles Darwin ( 1809 - 1882)

“Nada em biologia faz sentido senão sob a luz da evolução”. Theodosius Dobzhansky (1900- 1975)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SELEÇÃO NATURAL

       A Seleção Natural molda as populações as codições ambientais. Significa que alguns individuos da população tendem a contribuir com uma descendência maior para a prossima geração do que outros.
       A Seleção Natural é mais facil de ser compreendida com um argumento lógico, que leva das premissa a uma conclusão. O argumento, na sua forma mais geral, requer quatro condições:
1 - Reprodução. As entidades devem se reproduzir para formarem uma novas geração.
2 - Hereditariedade. A progênie deve tender a lembrar os seus progenitores: gorsseiramente falando, "similar deve produzir similar".
3 - Variação entre caracteres individuais entre os membros da população. Se estivermos estudando a seleção natural sobre o tamanho corporal, então diferentes indivíduos na população devem ter diferentes tamanhos corporais.
4 - Variação da aptidão do organismo de acordo com seu estado quanto a um carater herdavel. Na teoria evolutiva. aptidão é um termo técnico, que significa um número médio de descendentes diretos deixados por um indivíduo em relção ao numero de descendentes diretosdeixado por um membro médio da população. Portanto, essa condição significa que um indivíuo da população com alguns caracteres deve ter uma maior probabilidade de reproduzir-se.
       Se essas condições existirem para qualquer propriedade de uma espécie, automaticamente haverá seleção natural. E se qualquer propriedade de uma delas não existir, não havera seleção natural. Assim, entidades com planetas, que não se reproduzem, não podem evoluir por seleção natural.  Entidades que se reproduzem, mas nas quais os caracteres parentais não são herdados pelos descendentes, também não podem evoluir por seleção natural. Mas quando essa quatro condições existem, as entidades com a propriedade que confere maior aptidão deixarão um número maior de descendentes e a frequência daquele tipo de netidade aumentara na população.

Evolução -  Mark Ridley - 2006
Department of Zoology, University of Oxford, UK

Sem comentários: