Lei da conservação da massa (Lei de LEVOISIER)

"Na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma" ANTOINE LAURENT LAVOISIER (1743 - 1794)

A expressão que o Sr. Herbert Spencer emprega "a persistência do mais apto", é a mais exata e algumas vezes mais cômoda. A Origem das Espécies - Charles Darwin ( 1809 - 1882)

“Nada em biologia faz sentido senão sob a luz da evolução”. Theodosius Dobzhansky (1900- 1975)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sisntese Evolução Humana


     A evolução humana é um processo recente na evolução dos seres vivos. Para compreender o comportamento do Homo sapiens (LARTET, 1868), é preciso realizar uma abordagem ecológica e evolucionista do gênero dando ênfase a uma evolução biológica e desenvolvimento social resultando no estilo de vida atual e suas problemáticas (BARRY & MOORE, 2005).
         A principal evidência da evolução são os registros fósseis, vestígios da existência de seres vivos extintos em épocas remotas. Porém a classificação desses fósseis em espécies e gêneros é cercada de muito debate pelos cientistas que apresentam hipóteses diferentes sobre o grau de parentesco humano. Portanto apresento alguns primatas que sofrem menos controvérsias. O Homo habilis (RICHARD & LEAKEY, 1974) remonta a um período entre 2,5 e 1,6 milhões de anos, na África. Homo erectus (SARTONO, 1969), foram encontrados na África e Ásia datando cerca de 1,5 milhões de anos. Os primeiros fósseis do Homo neandertal (KING, 1863), foram encontrados na Alemanha, Europa e Oriente Médio, o gênero surgiu provavelmente há cerca de 200 mil anos. Os primeiros fósseis de um ser humano, espécie sapiens foi encontrado na França na região de Cro-Magnon, com idade calculada em torno de 40 mil anos, sendo os primeiros a apresentares indícios de cultura como enterros de mortos e pinturas em cavernas. Os primeiros seres humanos conviveram com os neandertais em algumas regiões, entre 40 e 30 mil anos atrás (LAURENCE, 2005).
         Foi durante o Pleistoceno 1.650.000 há 10.000 anos, que os indivíduos do gênero Homo estavam se dispersando pela Eurásia devido a diversas inter-glaciações. Sendo nômades os primatas seguiam trilhas que os levaram acidentalmente até a Eurásia. É evidente que se trata de uma história longa, por ondas migratórias sucessivas a espécie foi se dispersando e evoluindo. Quando dizemos que os erectus são ancestrais dos sapiens, não devemos nos esquecer de que estamos falando de populações pequenas, com ampla distribuição geográfica, fragmentada, com ou sem fluxo gênico entre elas por milhões de anos. Assim, características biológicas e culturais podem ter evoluído de forma independente, gerando linhas populacionais, como pode ter passado de uma população para outra por hibridação e contato (SENE, 1999).

Sem comentários: