Lei da conservação da massa (Lei de LEVOISIER)

"Na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma" ANTOINE LAURENT LAVOISIER (1743 - 1794)

A expressão que o Sr. Herbert Spencer emprega "a persistência do mais apto", é a mais exata e algumas vezes mais cômoda. A Origem das Espécies - Charles Darwin ( 1809 - 1882)

“Nada em biologia faz sentido senão sob a luz da evolução”. Theodosius Dobzhansky (1900- 1975)

quinta-feira, 26 de julho de 2012

LIXO E CIVILIZAÇÃO

 
     Produzir lixo é inevitável. Toda atividade humana envolvem, em maior ou menor grau a produção de lixo. A humanidade vive ciclos de desenvolvimento, um ciclo em que o consumo é muito valorizado e tudo termina sendo classificado como lixo. No entanto, chegamos ao maximo do desperdício e da irresponsabilidade na exploraçao dos recursos do planeta.
    Fazemos parte de um sistema construído para que o caminho da produção e bens, desde a matéria-prima, passando pelas etapas de produção industrial até o consumo final e descarte, seja linear, o bem que adquirimos é usado, vira lixo, é enterrado e sai de nossas vidas, encerrando o ciclo. Para que esse sistema linear perdure, é necessário consumir mais matéria-prima, o que significa degradar o planeta.

   Os problemas com o lixo se agravam a cada dia. Nossa relação com o lixo revela os valores que possuímos, como a relação com o consumo e o desperdício, e a impressão de que os recursos naturais são inesgotáveis. Revela ainda a relação com a autoridades, quando delegamos a outros a responsabilidade pelo destino do lixoque nós mesmos produzimos. A maioria das ações que podemos exercer sobre esssa questão são individuais. Assim, é você quem irá decidir o que vai comprar, em que quantidade, como coletar o lixo e encaminhar ao seu destino final.
      No entanto, sua descisões têm um limite, que é estabelecido por quem detém o poder de produção e comercialização dos bens de consumo. Essas pessoas tomam descisões que afetam o seu consumo, a não ser que você se recuse sistematicamente a consumir produtos fora dos padrões qu você idealiza.
     O poder público deve promover  políticas que favoreçam o funcionamento consciente de toda a cadeia de produção e destino do lixo. E os produtores  comerciantes devem considerar a geração de lixo e as formas de diminui-la. 
      O ideal é a adoção de um sistema ceircular, em que o lixo seja reaproveitado e seua materiais façam parte do ciclo novamente. Nesse sentido, a tecnologia de reciclagem é peça fundamental na economia de recursos naturais, pois visa aprimorar a taxa de reciclagem de materias, a qualidade dos materias reciclados e a viabilidade econômica e ambiental dos processos industriais envolvidos. 

Sem comentários: