Lei da conservação da massa (Lei de LEVOISIER)

"Na natureza nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma" ANTOINE LAURENT LAVOISIER (1743 - 1794)

A expressão que o Sr. Herbert Spencer emprega "a persistência do mais apto", é a mais exata e algumas vezes mais cômoda. A Origem das Espécies - Charles Darwin ( 1809 - 1882)

“Nada em biologia faz sentido senão sob a luz da evolução”. Theodosius Dobzhansky (1900- 1975)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Parasitologia


Sintese Onchocerca volvulus

Gilberto Fontes / Eliana Maria Mauricio da Rocha 

      A Onchocerca volvulus (leuckart, 1893) é um filarídeo do tecido subcutâneo humano, sendo encontrado em 35 países. A oncocercose atinge cerca de 18 milhões de pessoas no mundo, das quais aproximadamente 270 mil são cegas, deviso ao parasitismo. Em vista disso, essa doença é considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma grave endemia, sendo um obstáculo para o desenvolvimento socioeconômico. Este filarídeo é conhecido nas Américas desde 1915, quando foi encontrado n Guatemala. NO Brasil, o primeiro caso autóctone foi descrito por Bearzoti e cols (1967), que removeram dois nódulos contendo vermes adultos na cabeça de uma criança.

Biologia
      Os parasitos vivem enovelados em oncocercomas ou nódulos fibrosos subcutâneos. Há, geralmente, um casal de vermes adultos em cada nódulo, cuja localização é variável em relação a região endêmico do agente causador. Um casal de vermes adultos vive aproximadamente 14 anos. As fêmeas medem entre 40 e 50cm e os machos entre 2 e 4cm. As microfilárias não apresentam bainha e medem cerca de 300 micrometros de comprimento.
        O ciclo biológico do Parasita ( Heteroxênico ) ocorre entre humanos e dípteros do gênero Simulium, popularmenteconhecido como “borrachudo” ou “pium”. As fêmeas são hematófogas, mas sugam também o líquido tissular, ocaiam em que ingerem as microfilárias que irão se desenvolver até larva infectante (L3). Este desenvolvimento do hospedeiro invertebrado ocorre em cerca de 10 a 12 dias em condições adequadas de temperatura e umidade. As larvas infectantes alcançaram a probóscida do vetor e, na ocasião de um repasto sanguineo, iram atingir um novo hospedeiro, dando origem a vermes adultos no tecido subcutâneo, aproximadamente um ano após a infecção. Um casal de vermes adultos vive aproximadamente 12 anos e cada fêmea produz milhões de microfilárias, cuja longevidade é de até 24 meses.

Patogenia
      As alterações provocadas pela oncocercose, causadas principalmente pelas microfilárias, podem variar muito, ocorrendo desde portadores assintomáticos até pacientes com lesões cutâneas e oculares graves. A morbidade é mais freqüente em comunidades com prevalência de parasitados maior que 60%. As principais manifestações da parasitose, que ocorrem em três anos após a infecção são Orcocerconemas, oncodermatite ou dermatite oncocercosa, lesões oculares, lesões linfáticas e a disseminação que ocorre quando as micrifilárias caem na carrente sanguinea via via sistema linfático e se disseminar para várias partes do corpo.

 Diagnbóstico
      Pela sintomatologia do paciente e dados epidemiológicos pode-se suspeitar da infecção, mas o diagnóstico laboratorial confirma a parasitose. Para O. valvulus o melhor método de exame é a retirada de um fragmento superficial de pele da região escapular e da região do corpo  mais afetada. Esse fragmento, retirado com um esclerótomo, é incubado por 30 minutos em gotas de solução fisiológica sobre uma lâmina de vidro e coberto com uma lamina. Em alguns minutos, as microfilárias abandonam o fragmento de pele, sendo vistas ao microscópio movimentando-se ativamente. Os diagnósticos poderam ser feito ainda por exames oftalmológicos, teste de Mazzotti e exames sorológicos.

Epidemiologia
        A oncocercose tem uma distribuição em países da África e, nas Américas, é encontrado no México, Guatemala, Venezuela, Colômbia, Equador e norte do Brasil. Na epidemiologia, existem três elos fundamentais. O homem doente, que é fonte de infecção, o Simulium, que é transmissor, e o homem suscetível. Em nosso país, os focos estão restritos aos indígenas Yanomami no norte do Estado do Amazonas e em Roraima, que se relacionam com os focos do sul da Venezuela.
        A oncocercose pode se instalar em qualquer individuo, independente de raça, idade e sexo. O grau de endemicidade numa região esta relacionado com a proximidade de criadouros de Simulium,que são principalmente águas encachoeradas. 
         Existe o risco de disseminação desta parasitose para outras regiões do Brasil, uma vez que, na área di índios Yanomami, principalmente na serra dos Surucucus, há grandes jazida ocupados por boa parte do tempo por garimpeiros que posteriormente vão para outras parte do país. 

Profilaxia
       Consiste no tratamento dos parasitados com terapêutica e combate ao “borrachudo” com o uso de inseticidas biodegradáveis. Deve-se fazer a proteção do homem sadio com uso de repelentes e roupas adequadas. Para se evitar a disseminação da parasitose, é necessário o exame de toda pessoa que tenha tido contato prolongado com os índios Yanomami, como garimpeiros.

Tratamento
   A ivermectina, um antibiótico macrolídeo semi-sintético, inicialmente era usada exclusivamente em parasitologia veterinaria, sendo liberada para uso humano em 1987. A ivermectina estimula a liberação do ácido gama amino butírico (GABA) nas terminações nervosas, favorecendo sua fixação no nível dos receptores, interferindo na transmissão de impulsos nervosos, determinando a eliminação dos parasitos. O uso do medicamento é contra-indiciado em gestantes ou lactantes. 

Referência Bibliografica. D. P. NEVE. PARASITOLOGIA HUMANA. ED. ATHENEU, 11º edi, São Paulo 2005, 494 pg.

Sem comentários: